Livrododia TV

sábado, julho 16, 2005

sábado

é sábado de verão, a cidade parece dividir-se entre o adormecimento e o tomar a estrada para a praia. a uma esquina, aqui estamos, de porta aberta, a sentir o ar condicionado na cara e imaginar maresia. algumas pessoas passam lá fora, espreitam, estudam a montra. outras tantas entram, experimentam o tamanho dos livros na mão. é verão. para banda sonora, tenho a aimée mann, fui buscar cummings e manuel de freitas à prateleira para dar uma vista de olhos, estudo alguns catálogos que tenho no balcão.

depois, começo a fazer contas de cabeça e tento adivinhar qual a capa do mil folhas de hoje. quero fazer o teste de perceber quantas pessoas virão, na próxima semana, perguntar pelo livro que estiver na capa desse suplemento. mais tarde também vou espreitar o expresso, talvez o dn. um livreiro deve fazer um estudo dos jornais, para tentar saber sempre do que os clientes estão a falar. acho que nisso, até que me vou saíndo bem. ainda não me apareceu aqui ninguém a perguntar por alguma coisa que eu nem sequer imaginasse o que fosse.

o ar condicionado ligado, eu a respirar maresia. há carros a passar lá fora e quando o sol chegar à montra, eu vou sentir um calorzinho na cara e posso até imaginar que estou na praia. hoje é julho, é verão. às vezes surpreendo-me a pensar que, quando eu andava na escola, agora estava de férias, não havia nada para fazer. os sábados à tarde eram sempre chatos, com peixe assado na mesa e o expresso a fazer de manta no sofá. aqui, estou rodeado de livros. e tenho a maresia sem a confusão dos banhistas de fim-de-semana.