Livrododia TV

quarta-feira, junho 07, 2006

CIDADE e DEMOCRACIA ­ 30 Anos de Transformação Urbana em Portugal

Este livro oferece uma ampla perspectiva da situação das cidades portuguesas, hoje, 30 anos após o 25 de Abril de 74.Trata-se de uma obra invulgar pela quantidade de informação que integra, e que resulta de uma demorada investigação que decorreu entre 2000 e 2006, produzida por uma vasta equipa de bolseiros coordenada pela Fundação da Juventude e pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos.

As 24 Cidades analisadas (Amadora, Aveiro, Barcelos, Barreiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Chaves, Coimbra, Covilhã, Évora, Figueira da Foz, Guarda, Guimarães, Horta, Leiria, Penafiel, Póvoa de Varzim, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Vila Real e Viseu) ilustram bem uma visão global da problemática das cidades portuguesas.

CIDADE e DEMOCRACIA dá a ver o que alguns quererão talvez esquecer, uma transformação impensável e de que muitos não se deram conta e, como nos diz Nuno Portas, «é no mínimo impressionante, para não dizer também inquietante».O trabalho do Professor Álvaro Domingues, coordenador científico da obra, sólido e atento, é verdadeiramente perturbante pela lucidez e abrangência da sua análise da realidade urbana e do território que, à sua volta, todos os dias se transforma.Nas 400 páginas deste livro sucedem-se valiosos suportes documentais expressamente preparados para esta edição. Completa a obra um conjunto de perspectivas multidisciplinares, permitindo a todos os que pretendem estudar este tema, uma ajuda útil e indispensável para a interpretação do processo de transformação urbana das cidades médias em Portugal.

- Formato 27,5 cm x 35 cm, 400 páginas- 222 imagens aéreas, 48 Plantas actualizadas das 24 cidades, 252 Gráficos e Quadros estatísticos (INE) - Texto bilingue Português / Espanhol

Este livro vai, por certo, provocar um debate nacional e uma irrecusável polémica perante os problemas que se tornaram de todos: populações, investidores, gestores autárquicos e decisores políticos. Uma obra actual, necessária e indispensável.

TORRES VEDRAS, 2ª feira, dia 12 de Junho, pelas 15h00, no Convento da Graça. Uma organização Argumentum, Câmara Municipal de Torres Vedras e Livraria Livrododia.