Livrododia TV

quinta-feira, junho 21, 2007

Miguel Real na Livrododia

Miguel Real,pseudónimo do professor e escritor Luís Martins, nascido em 1953. É licenciado em Filosofia pela Universidade de Lisboa e Mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Aberta, com uma tese sobre Eduardo Lourenço. Tem publicado ensaio, filosofia, teatro e romance, sendo ainda autor de vários manuais escolares e traduções de Filosofia. Recebeu o Prémio Revelação de Ficção da APE/IPLB em 1979 (O Outro e o Mesmo), o Prémio Revelação de Ensaio Literário da APE/IPLB em 1995 (Portugal – Ser e Representação), o Prémio LER/Círculo de Leitores em 2000 (A Visão de Túndalo por Eça de Queirós) e o Prémio Literário Fernando Namora em 2006 (A Voz da Terra). É desde o ano 2000 colaborador do Jornal de Letras. Em 2001, foi bolseiro do programa Criar Lusofonia, do Centro Nacional de Cultura, tendo, ao abrigo dessa bolsa, cumprido o itinerário do Padre António Vieira pelo Brasil. Dessa viagem trouxe um diário, publicado em 2004, e material para um romance, a publicar aquando da comemoração dos 500 anos do nascimento do jesuíta luso-brasileiro, em 2008.

A VOZ DA TERRA - A Voz da Terra, romance histórico sobre o Terramoto de 1755 editado pela QuidNovi, acaba de ser distinguido com o Prémio Literário Fernando Namora. Segundo a crítica literária do jornal Público, Manuela Barreto, A Voz da Terra «é um autêntico fresco de Setecentos com gente viva, comum, e nisso reside a novidade em relação a outras obras que também se ocupam do tempo imediatamente antes e após o terramoto de 1 de Novembro de 1755 que causou particular devastação em Lisboa. Miguel Real tem o enorme mérito de nos delinear um mosaico rico de matizes. A trama cruzada de gente e acontecimentos é servida por um saboroso e queirosiano domínio da linguagem que traça autênticos frescos em que age a multidão.»

O ÚLTIMO NEGREIRO - A apaixonante história de Francisco Félix de Sousa, o maior traficante de escravos português, que viveu entre São Salvador da Bahía e o reino de Daomé (actual Benim) entre meados do século XVII e meados do século XIX, construiu um império de barcos, homens e terra, foi negreiro mesmo depois de abolida a escravatura, teve mais de cem filhos e criou um clã imortalizado por Bruce Chatwin em O Vice-Rei de Ajudá.


Miguel Real estará presente na Livrododia - Centro Histórico, em Torres Vedras, no próximo sábado, 23 de Junho, pelas 16 horas.