Livrododia TV

quarta-feira, novembro 14, 2007

Top de Vendas

Alguns dizem que o ano editorial começa, verdadeiramente em Setembro. Assim, decidi fazer um top de vendas das Lojas Livrododia, desde 1 de Setembro até hoje. No final do ano, farei outro para que possamos fazer algumas comparações.

1º E como ficou chato ser moderno, Luís Filipe Cristóvão, Livrododia
2º Gato Sapato, Ana Meireles/Marta Pereira, Livrododia
3º O Segredo, Rhonda Byrne, Lua de Papel
4º A Estrela de Joana, Paulo Pereira Cristóvão, Presença
5º Gestão de Associações, Francisco Rodrigues, Livrododia
6º Rio das Flores, Miguel Sousa Tavares, Oficina do Livro
7º Tudo o que o amor não é, Eduardo Sá, Oficina do Livro
8º O Sétimo Selo, José Rodrigues dos Santos, Gradiva
9º O Cavaleiro da Dinamarca, Sophia de Mello Breyner, Figueirinhas
10º Livro de Reclamações das Crianças, Eduardo Sá, Oficina do Livro
11º Um pequeno grande amor, Fátima Lopes, Esfera dos Livros
12º Entre o Mar e Montejunto, João Carvalho Ghira, Livrododia
13º O Último Minuto da Vida de S., Miguel Real, Quidnovi
14º O Burro Pateta, Ana Meireles/Marta Pereira, Livrododia
15º A Lua de Joana, Maria Teresa Maia Gonzales, Verbo

Algumas notas a este top. Os livros da Livrododia aparecem em itálico porque têm vantagens de mercado neste top - de certa forma, a maior dos livros que temos editado interessam, sobretudo, ao público das nossas lojas. Quanto ao resto, ganha o mediatismo e a auto-ajuda. O Segredo é um livro que tem ganho vendas atrás de vendas pelo fenómeno do boca-a-boca (toda a gente que lê faz por garantir que mais umas quantas pessoas venham comprar o livro, isso é evidente pelos números das vendas, já que acontece passarmos quase uma semana sem vendermos nenhum livro e depois, de um dia para o outro, volta a ser o livro mais vendido do dia). O mediatismo é o que está associado à Estrela de Joana (pelo tema), ao Rio das Flores, ao Sétimo Selo e ao Pequeno grande amor - os seus autores têm um tempo de exposição mediática totalmente imbatível e não há grande escritor que resista ao fenímeno televisivo. Depois, nota para o facto de a vinda do Eduardo Sá e do Miguel Real à livraria significam entrada no top desta época alta, bem como as compras para a escola dos livros não-escolares a terem influência sobre o top.

Ficam as notas. E o top. E a certeza de que a cada um cabe um livro que é o melhor livro do mundo (pelo menos enquanto o lemos)